Caracterização da escola
O Centro Educacional de Iaçu também conhecido como o CEI, pertence a rede municipal de ensino, foi fundada em 13 de maio de 1965 na administração do saudoso senhor Manoel Pinto de Santana conhecido como “seu Nenzinho”. Este colégio teve sua primeira diretora a professora Niva Santos Costa e, segundo registros nos arquivos da Escola, a primeira sala de aula funcionou na rua Getúlio Vargas com uma turma de 14(quatorze) alunos, sendo que no ano seguinte passou a funcionar na rua Castro Alves e, em 1988 mudou para a Avenida Professor Magalhães Neto onde funciona até os dias atuais, pois é sede própria.
Quadro 1 – Dados cadastrais da unidade escolar
Unidade escolar | Centro Educacional de Iaçu-Bahia |
Endereço | Avenida Professor Magalhães Neto |
Telefones | (75) 8125-9068 |
E-mail | m_lyzandra@hotmail.com |
Home-page | - |
Cadastro no MEC/Inep | 29082200 |
Autorização de funcionamento | 1680186 |
Parecer D.O. | 454/86 de 26/11/86 |
Classificação IDEB | 2.7 |
Modalidades de ensino | Fundamental |
Quantitativo de alunos | 1.174 |
estrutura organizacional da escola
Na hierarquia da Escola existe uma diretora e uma vice-diretora com 40 horas nos turnos matutino e vespertino e uma vice-diretora com 20 horas no noturno, três coordenadoras pedagógicas, uma para cada turno.
Estrutura física da escola
O Centro Educacional de Iaçu, situado à rua professor Magalhães Neto, na cidade de Iaçu-Bahia, tem como entidade mantenedora a Prefeitura Municipal onde atende 1.174 alunos devidamente matriculados no ensino fundamental distribuídos de 5ª a 8ª série nos turnos matutino e vespertino e noturno, e o EJA noturno. Está legalizado através da autorização de funcionamento 1680/86, Cadastro no MEC/Inep29082200 - Parecer D.O. 454/86 de 26/11/86. A Instituição possui uma estrutura física composta de 16 salas de aula, 04 banheiros, 01 auditório, 01 sala de professores, 01 sala de informática (sem funcionar), 01 biblioteca, 01 cantina, 01 quadra sem estrutura de funcionamento. O Colégio possui grande área de recreação, todo murado a sua estrutura é boa, de fácil acesso.
perfil dos estudantes
O perfil dos estudantes do CEI, são pessoas de baixa renda em sua maioria as famílias recebem o bolsa-família. Em conversas informais com os alunos pode ser detectado que são de famílias desestruturadas e muitos sem perspectivas de uma melhoria de vida. Professam em sua maioria a religião católica, gostam de esportes, contudo a quadra esportiva do colégio não se encontra em boas condições de uso. Os alunos do período diurno têm uma melhor aprendizagem que o noturno, estes sim, além de terem dificuldade de aprendizagem uma boa parte tem dificuldade de ler e de escrever apesar de muitos já estarem na 7ª e 8ª série do EJA. Os alunos são carentes em todos os aspectos, tanto aprendizagem como também psicológico.
Segundo Jaime Roberto Thomaz, o aluno é um agente social que leva para a escola uma série de experiências acumuladas em casa, no trabalho, no clube, na igreja, etc. Essas experiências do cotidiano tornam o aluno capaz de reelaborar os conceitos emitidos pelo professor. É nessa contraposição entre a experiência do professor e a experiência do aluno que o conhecimento se faz. Ser aluno hoje é ser agente de elaboração do conhecimento e isso só acontece quando o aluno debate exige do seu professor, quando o questiona. Atualmente está sendo difícil concentrar o aluno em sala de aula com exercícios copiados da lousa, onde o aluno fica o tempo todo copiando, ouvindo o professor. O aluno vem com uma bagagem muito grande de conhecimento, principalmente no que diz respeito a novas tecnologias. Alguns alunos de hoje não estão interessados em aprender e sim alcançar a média para passar de ano, pois aprender se tornou uma obrigação e não um desejo. Para outros, os alunos de hoje têm estabelecido compromisso com o aprendizado, isto que ele adquiriu o que por muitos anos lhes foram negado o direito de voz, hoje os alunos se expressam livremente, expõem suas opiniões, e isto faz com que os alunos tenham vontade de aprender existindo um compromisso com o seu aprendizado, visto que este se faça por intermédio do próprio aluno.
Dessa forma, chega-se a uma realidade em que atualmente são identificados alunos carentes e que vêem na escola uma escapatória de fugir da sua realidade. Na escola tem merenda e tem amigos que falam a mesma linguagem. A escola se torna um mundo que não é para estudar e sim para passear, se divertir e foge deles o compromisso que necessita ter.
Perfil da comunidade de entorno
O colégio é localizado em um dos bairros da periferia denominado de “bairro da cerâmica”, este nome se dar devido a existência de uma cerâmica que explora a argila, localizada no bairro e que gera emprego e renda para a população carente. Iaçu é um município de aproximadamente 30.000 habitantes a cerca de 30 km de Itaberaba, sua economia é baseada na agropecuária, agricultura e três cerâmicas aonde produz o bloco que é utilizado em construções. O município é um município carente e a falta de emprego é um dos pontos para que os nossos jovens migrem para os grandes centros, em especial São Paulo. Os empregos oferecidos são basicamente os empregos públicos nas esferas municipal, estadual e federal, sendo os dois últimos bem restritos, como também os das cerâmicas. Existe a ferrovia que já empregou a muitos, porém com a privatização desencadeou muitas demissões e hoje o mercado de trabalho se tornou extinto na nossa cidade. Os jovens possuem uma vida vulnerável ao consumo de drogas, gravidez na adolescência em alto índice, e doenças sexualmente transmissíveis, mesmo com o trabalho dos profissionais da área da saúde através do PSF (Programa Saúde da Família) que existe no bairro e o trabalho dos Agentes Comunitários da Saúde. Existe acesso a educação, porém no início do ano eles (jovens e adolescentes) começam indo as aulas logo após o recesso de junho existe uma grande saída e isto se dar todos os anos. A relação da comunidade com a escola é boa, porém a evasão é um ponto negativo que precisa ser trabalhado.
conselho escolar
Segundo informação da direção da escola , o conselho escolar e grêmio estudantil não funcionam, estão inativos só tem a Associação de pais e mestres.
ppp
O Projeto Político Pedagógico da escola está defasado. Foi elaborado em meados de 2005, necessitando de refazer, dar uma nova roupagem ao mesmo.
A escola se propõe a diminuir a reprovação de modo a proporcionar um ensino-aprendizagem pautado em aulas criativas e de fácil compreensão. O acompanhamento da aprendizagem do discente através de registro será indispensável de forma continuada envolvendo também através de campanhas com a participação da comunidade escolar.
A auto-estima do aluno será um requisito indispensável através de palestras, reuniões, discussões e leituras a fim de atender para a importância da sua permanência na escola e construir com isso, uma auto-imagem positiva. Disponibilizar material esportivo e de acompanhamento pedagógico adequados com a necessidade e desenvolver projetos com temáticas culturais,regionais,nacionais e internacionais de acordo com o calendário escolar.
Segundo Brinhosa, a partir do momento em que cada Unidade Escolar produzir o seu projeto pedagógico, fundamentado nos encaminhamentos e concepções da Proposta Curricular, estas estarão habilitadas a produzir aquilo que hoje ainda é um sonho: o resgate da credibilidade e qualidade da escola pública. (BRINHOSA, 1991, p. 10).
Missão
Reduzir o índice de evasão escolar.
Visão
A unidade escolar tem como visão de propiciar ao aluno informações úteis para o papel do cidadão, além desmistificar histórias de fracassos escolares, oriundas na maior parte de situações transversais. De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais “a educação para a cidadania requer que questões sociais sejam apresentadas para a aprendizagem e a reflexão do aluno...”
Valores
A comunidade escolar tem como valores:
a) Valor_1- Auto estima do aluno;
b) Valor_2- Exercício da cidadania;
c) Valor_3- Boa conduta;
CALENDÁRIO ANUANL DAS ATIVIDADES:
1-Páscoa
2- Dia das mães
3- Festa junina
4-Gincana Cultural
5-Independência do Brasil
6-Consciência Negra
PROJETOS DIDÁTICOS:
1- Meio Ambiente
2- Leitura Escrita
3- Artes